Fonte: https://dentalestheticcenter.com.br/
Você já pensou em corrigir problemas de curvatura, formato ou comprimento de seus dentes naturais instantaneamente, sem o uso do aparelho ortodôntico?
Sim, isto é possível graças às lentes de contato dentais! Parece engraçado falar de lentes para dentes, não é? Mas este tratamento revolucionário permite conquistar um sorriso mais harmônico em questão de horas. E é feito de forma minimamente invasiva.
Se você ainda não conhece, as lentes de contato dental (também, comumente, conhecidas como lentes para dente) são parte de um tratamento estético odontológico que tem como proposta a melhoria da aparência dos dentes, garantindo um sorriso mais harmônico e com tom uniforme.
As lentes de contato dentais são próteses, geralmente fabricadas com porcelana, que são sobrepostas aos dentes naturais. Essas próteses se caracterizam por serem muito finas, com cerca de 0,2 milímetros, como uma lente de contato para os olhos.
O que é lente de contato dental?
A lente de contato dental é um tratamento odontológico estético focado na melhora da aparência dos dentes. Ela corrige, por exemplo, irregularidades no formato e cor, garantindo um sorriso uniforme, mais claro e bonito, de forma a elevar sua autoestima.
As lentes de contato dentais são próteses superfinas que são aplicadas sobre o dente natural do paciente. Por serem muitas finas, dão um resultado mais natural para o sorriso.
Há quem pense que a prótese dentária é frágil, mas não se engane: a lente de contato dental é bastante resistente, tanto que pode durar aproximadamente 20 anos, se seguir cuidados específicos indicados pelo dentista após a aplicação.
Problemas que a lente de contato dental corrige
Mas, o que a lente de contato dental corrige, exatamente? Os problemas mais comuns são os de tonalidade irregular dos dentes, igualando a cor deles para garantir um resultado mais bonito e uniforme.
Além disso, as próteses também corrigem dentes fraturados, lascados e desgastados, diastema (espaços entre dentes, como ocorre na parte frontal da boca) e irregularidades da arcada dentária.
Portanto, esse é um tipo de tratamento odontológico totalmente voltado para a estética dos dentes. Paralelamente, ajuda a retomar a autoconfiança e autoestima por ter um sorriso mais bonito.
Quem pode usar lentes de contato dentais?
As lentes de contato dentais são tratamentos odontológicos estéticos que podem ser feitos por quaisquer pacientes que tenham indicação para o uso dessas próteses.
Mas, de modo geral, a aplicação do material só pode ser feita após garantir que toda a saúde bucal do paciente está em dia, sem acúmulo de tártaro, cáries, entre outros problemas que comprometem a saúde dos dentes naturais.
Por isso, normalmente a aplicação das lentes dentais é antecedida de tratamentos odontológicos pontuais, caso sejam necessários, para garantir a saúde bucal do paciente e um melhor resultado do tratamento estético.
Outro ponto importante é que a colocação das lentes só é liberada para adultos, uma vez que já passaram pela fase de crescimento e desenvolvimento facial. É por isso que esse tipo de tratamento não é recomendado para crianças e adolescentes na maioria dos casos.
Quanto tempo dura a lente de contato dental?
Uma dúvida recorrente entre os pacientes é quanto tempo dura lente de contato dental. Embora possam passar impressão de fragilidade devido à sua espessura muito fina, as próteses podem durar muito tempo!
A estimativa é que sua durabilidade seja de cerca de 20 anos. Mas, se o paciente seguir à risca as orientações de seu dentista pode durar mais. Daí a importância de cumprir as recomendações do profissional! Se fizer isso, terá dentes e sorriso perfeito por muitos anos!
É justamente por isso é que importante sempre consultar regularmente seu dentista: além de contribuir para a saúde dental, também possibilitará realizar um trabalho preventivo de manutenção da prótese, deixando-a em perfeito estado por muito mais tempo.
8 curiosidades sobre lentes de contato dental
A lente de contato dental é um tratamento odontológico estético perfeito para ter um sorriso lindo e recobrar sua autoconfiança. Ainda está em dúvida se faz esse investimento?
Então, confira 8 coisas e curiosidades que você deveria saber sobre as lentes de contato dentais:
1 HÁ POUCO OU NENHUM DESGASTE DENTAL
As lentes de contato dentais são coladas diretamente sobre os dentes naturais. Elas são finíssimas, com espessura comparável às lentes de contato usadas nos olhos (aproximadamente 0,2 milímetros, como falado ali em cima).
Para aplicá-las, normalmente se faz um desgaste do dente natural, mas não se assuste pensando que esse desgaste é intenso e significativo!
De forma geral, não há necessidade de desgastar muito a superfície natural do dente, o que também o torna mais resistente e com a aparência mais bonita. Na verdade, algumas pessoas podem não precisar de desgaste algum, uma vez que todo o processo de colocar as lentes nos dentes é bastante não invasivo.
Mas, como saber se precisa de desgaste dos dentes naturais? Somente um dentista pode analisar seu caso e indicar se será preciso realizar desgaste. Quando consultar o profissional, esclareça essa dúvida junto a ele.
2 É UM TRATAMENTO INDOLOR E POUCO INVASIVO
Há quem não faça tratamentos odontológicos, inclusive os estéticos, pois acredita que sentirá muita dor durante o procedimento. A boa notícia é que não é assim que funciona! Há tratamentos que não provocam dor e garantem resultados incríveis. O de lente dental é um deles!
A colocação das lentes de contato dental tende a ser indolor, justamente porque se trata de um procedimento não tão invasivo. Logo, é ideal para quem tem medo de sentir dor.
Ocasionalmente, o tratamento demanda o desgaste dos dentes naturais. Isto significa lixá-los, o que pode causar algum desconforto. Nestes casos, os dentistas aplicam anestesia local.
Contudo, como a colocação das lentes nos dentes exige pouco ou nenhum desgaste, não há a necessidade da temida anestesia. É o fim do medo de dentista! É um tratamento feito de forma segura, sem grandes operações e que gera resultados visíveis quase imediatos.
3 A LENTE DE CONTATO DENTAL NÃO É O MESMO QUE AS FACETAS DE PORCELANA
Essa é uma boa informação, já que ambos os tratamentos são comumente confundidos pelos pacientes no dentista. Apesar de também serem feitas de porcelana, as lentes usadas nos dentes não são o mesmo que as facetas de porcelana: estas últimas são mais espessas. Justamente por isso demandam maior desgaste dental e são indicadas para casos diferentes.
Um exemplo é a correção da cor: as facetas de porcelana podem ser usadas por quem tem dentes amarelados e quer corrigir a coloração. Já as lentes de contato dentais, por serem mais finas, não corrigem o problema por si só. Seu foco principal é consertar pequenos erros e má formações nos dentes, por isso é preciso alinhá-las ao clareamento dental.
Mas, qual tratamento realizar, o de lentes de contato dental ou facetas de porcelana? Embora a finalidade de ambos seja a mesma, garantir um melhor resultado estético para o sorriso, somente um dentista saberá indicar qual o tratamento perfeito para seu caso.
Há casos em que a lente de contato dental é perfeita, enquanto em outros casos a faceta de porcelana é o tratamento que atende melhor as necessidades do paciente.
Logo, não abra mão de consultar um dentista especialista para uma análise precisa dos dentes e indicação do tratamento odontológico estético perfeito para seu caso.
4 LENTES DE CONTATO SÃO FEITAS SOB MEDIDA
Há quem pense que esse tratamento odontológico estético é padronizado, mas não é. As lentes de contato dentais são feitas sob medida para você e seu sorriso e é um dos motivos pelos quais o tratamento é tão eficaz.
Dessa forma, é possível garantir um resultado natural, que passe despercebido por todos quando você sorri. Portanto, não tenha medo de ter um resultado artificial!
Mas, como funciona todo o processo do tratamento? Simples: em uma primeira consulta, o dentista tira o molde de sua boca, faz o planejamento de seu sorriso e pede que um protético (especialista em próteses) fabrique as lentes de contato dental.
Elas são feitas inteiramente para o formato dos seus dentes e sua boca, por isso pode-se dizer que as lentes são quase como uma digital dos seus dentes. O resultado é um sorriso natural, como se você tivesse nascido com ele!
5 É UM DOS TRATAMENTOS PREFERIDOS DOS FAMOSOS
Vários famosos colocaram lente nos dentes para pequenas correções no sorriso sem o uso do aparelho ortodôntico, justamente devido à facilidade de tratamento.
Afinal, com a qualidade da imagem das televisões cada vez mais alta, qualquer imperfeição, por menor que seja, é percebida pelo público. Como sabemos, um grande e bonito sorriso é a uma marca que deixa uma ótima primeira impressão e os famosos sabem disso.
6 APLICAR LENTE DE CONTATO DENTAL DEMANDA UM COMPLEXO PLANEJAMENTO
Planejar um sorriso harmônico é mais complexo do que se imagina. Há uma série de fatores envolvidos, como a cor da pele, formato do rosto, espessura dos lábios e a idade. Todos esses fatores são levados em consideração, uma vez que você é o conjunto de todos eles – principalmente o seu sorriso.
Portanto, o dentista não pode colocar a lente nos dentes em apenas uma consulta. Ele precisa entender as expectativas do paciente, examinar a situação de seu sorriso e planejar o curso do tratamento de acordo com a viabilidade e as possibilidades disponíveis dos fatores.
Além disso, nem sempre é possível iniciar o tratamento com lentes de contato dental nas primeiras consultas. O motivo disso é simples: muitas vezes, o paciente precisa realizar algum tratamento antes para garantir sua saúde bucal e um melhor resultado.
É comum precisar realizar, por exemplo, restauração dentária e limpeza. Em casos mais complexos, pequenos procedimentos cirúrgicos podem ser necessários, como a cirurgia na gengiva. Nestes casos, é preciso aguardar um período para total cicatrização para depois seguir com o tratamento odontológico estético.
Lembre-se que a proposta é garantir um sorriso perfeito e também assegurar sua saúde bucal. Portanto, procure o dentista já considerando a possibilidade de ter de realizar mais tratamentos além do de lente de contato dental. E se esse for o caso, não sairá do consultório com as lentes logo nas primeiras consultas.
7 É UM TRATAMENTO PARA O LONGO PRAZO
Muitas pessoas desistem da lente de contato dental pelo preço. Ao fazer o primeiro orçamento, o tratamento pode custar 3 mil reais por dente, o que pode ser um valor relativamente alto para a maioria dos pacientes.
Porém, a relação custo-benefício é excelente: o material tem qualidade altíssima e é produzido no exterior. Além disso, estudos científicos comprovam que ele pode durar até 20 anos, se o paciente cuidar das próteses conforme orientação de seu dentista.
Os pacientes com uma excelente higiene bucal e que fazem um acompanhamento adequado com o dentista podem usá-las por mais tempo que isto. O que significa que você pode deixar os seus dentes lindos, alinhados e brancos durantes várias décadas sem precisar de aparelho!
8 É PRECISO CONSULTAR SEU DENTISTA REGULARMENTE APÓS A APLICAÇÃO
Um pensamento comum que muitos pacientes têm é que após a aplicação das lentes de contato dentais não há necessidade de consultar seu dentista regularmente. Mas, essa não é a indicação!
O retorno no dentista é importante porque permite verificar se há problemas nas lentes dentais logo em seu início, evitando o agravamento do caso e necessidade de consertos mais trabalhosos ou caros.
Por isso, siga fielmente todas as orientações de seu dentista e períodos de retorno, para garantir que o tratamento estético dure mais, fique bonito por mais tempo e não tenha novos gastos com ele.
Além disso, consultas regulares em clínica odontológica também contribuem para a manutenção da saúde dos dentes naturais do paciente. Lembre-se: seu sorriso é seu cartão de visitas! Cuidar dele pode abrir portas e contribuir para sua autoestima!