ortondontia infantil

A importância do tratamento ortodôntico na infância

Share:

Fonte: https://www.ortodontiasergiocasarim.com/

A medida que as crianças crescem, muitos pais são capazes de perceber quando os dentes do filho estão nascendo de forma desalinhada. Entretanto isso não significa que essa mãe ou pai vai levar a criança rapidamente ao dentista: eles podem deixar o problema para depois.

Quais serão os resultados de um dente torto não tratado durante a infância? Qual é a melhor época para tratar essa questão? Neste artigo iremos explicar a importância dos tratamentos ortodônticos na infância e como é possível se prevenir de outros problemas antes de chegar na idade adulta.

A Ortodontia na infância

Em se tratando de saúde bucal não existe melhor fase da vida para tratamentos do que a infância. No decorrer da dentição primária já é época em que os pais precisam estimular os hábitos de limpeza bucal correta nas crianças, para que os dentes cresçam saudáveis e fortes.

Durante a infância é o momento em que ocorre a maior quantidade de alterações na arcada dentária. Os dentes podem nascer em diversos lados e posições, se posicionando em regiões incorretas.

Para prevenir sérios problemas no futuro, é preciso um acompanhamento com um dentista, para que ele observe o que é normal na arcada dentária da criança, e o que vai desenvolver complicações na fase adulta.

As vantagens do tratamento ortodôntico na infância

Conhecido como Ortodontia Interceptiva, os tratamentos com o uso de aparelho ortodôntico nas crianças já podem ser iniciados a partir dos 6 anos de idade. Já que nesta fase os ossos estão se desenvolvendo, os dentes ainda estão nascendo e a mandíbula também está em formação, alguns quadros como desalinhamento e o apinhamento dental, são muito mais fáceis de resolver.

Os aparelhos ortodônticos para crianças evoluíram muito ao longo dos anos, melhorando a tecnologia a favor do conforto para os pequenos. Os procedimentos da ortodontia precoce atuam de forma que as intervenções tiram vantagem do fato que a criança ainda está em crescimento, tratando do problema ainda em suas fases iniciais.

Já que os arcos dentais e mandíbula são mais facilmente posicionados para o local correto durante a infância, dificilmente serão necessárias maiores intervenções na vida adulta.

Aparelhos ortodônticos em crianças

Os problemas mais comuns a serem corrigidos durante a infância com o uso do aparelho ortodôntico, são:

  • Corrigir ossos da face;
  • Melhorar a mordida cruzada;
  • Garantir espaço ideal para o nascimento dos dentes permanentes;
  • Corrigir postura da língua.

Quando iniciado na infância e realizado de forma correta, o tratamento ortodôntico desempenha um papel fundamental na saúde bucal do indivíduo, levando a uma correção dos dentes descomplicada e sem exigir de procedimentos complexos na fase adulta.

Como manter um bom tratamento ortodôntico na infância

Sabemos que muitas das vezes as crianças não têm a disciplina necessária para controlar o uso do aparelho ortodôntico. Por isso a participação dos pais é tão importante nessa etapa – tanto a atenção junto ao dentista, quanto nos cuidados a serem tomados em casa.

O ideal é supervisionar as rotinas de higiene bucal, orientar e garantir que a criança siga as recomendações dadas pelo profissional dentista. Converse com seu filho e explique que se ele não cumprir as orientações, como a escovação completa, uso do fio dental e enxaguante bucal após todas as refeições, o tempo de tratamento será comprometido.

Quaisquer tipos de práticas incorretas como os hábitos diários ou na forma de preservar o aparelho (independente de qual modelo for), podem atrasar ou dificultar os inúmeros resultados positivos de um tratamento ortodôntico.

Lembre-se também da importância em levar a criança regularmente ao consultório do dentista – um bom tratamento necessita de exames gerais e limpeza dos dentes, no mínimo, de 6 em 6 meses. Somente um profissional da área pode garantir que os dentes da criança estão saudáveis e que o aparelho ortodôntico está cumprindo a sua função de forma adequada.

O tratamento ideal para a infância

Com a saúde das crianças não se brinca! É preciso ter atenção e cuidar para que a prevenção de problemas mais graves esteja em dia. Leve seu filho a consultas periódicas ao consultório do dentista para identificar oclusões e desalinhamentos de forma precoce.

Veja também