Tudo que você sempre quis saber sobre implante dentário

Share:

Fonte: https://blog.odontoclinic.com.br/

implante dentário é uma técnica de reabilitação oral que permite a fixação de uma prótese dentária de forma permanente. Como traz mais segurança e as técnicas não param de evoluir, a preferência por esse modelo de tratamento aumenta a cada dia.

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), são feitos cerca de 1 milhão de implantes por ano.

Diante de tanta procura por esse procedimento, é comum que existam dúvidas sobre quais os tipos de implantes disponíveis, as indicações e contraindicações para fazer a cirurgia, os benefícios para a saúde e os cuidados que são necessários antes e depois da intervenção cirúrgica.

implante dentárioO que é um implante dentário?

O implante dentário é um procedimento em que um pino de titânio é utilizado para substituir a raiz do dente. Ele é fixado ao osso por meio de uma cirurgia e, após a integração óssea, é feita a colocação da prótese definitiva.

O material utilizado no pino de fixação do implante é o titânio, pois tem a capacidade de fazer com que o osso grude no pino de forma permanente. Portanto, se trata de um metal que é biocompatível com o nosso organismo, o que elimina o risco de rejeição.

Outra característica importante desse material é que ele não é corrosivo, ou seja, não enferruja por estar em contato com o ambiente úmido da nossa boca. Por todas essas características, o implante é uma forma segura e duradoura para a reabilitação oral.

Conforme citamos no início do texto, a opção por essa forma de tratamento aumentou muito nos últimos anos. Um dos fatores que contribui com isso é a variedade de materiais importados e nacionais, além da facilidade para o pagamento. Por isso, atualmente os implantes são mais acessíveis à população.

Isso varia bastante. Na prática, o dentista vai fazer uma avaliação das necessidades do paciente, determinando o momento ideal para a colocação do implante. Galiano Rodrigues de Oliveira Neto, especialista em implantodontia, traz mais detalhes.

“O ideal é que o implante seja colocado no momento da perda de um dente. Se o paciente chega ao consultório com uma fratura ou quebra da raiz, que vai precisar ser extraída, nós optamos por, muitas vezes, no mesmo procedimento, fazer a extração e a colocação de implante”, diz o implantodontista.

Nesse contexto, é fundamental a análise de um dentista, que vai avaliar as especificidades daquele paciente. Depois da avaliação do dentista e realização dos exames, é agendado o procedimento cirúrgico no consultório. Ele demora cerca de uma hora, e é realizada anestesia local.

Após a instalação do implante, é colocado um dente provisório. Decorrido um prazo (que vai variar de um paciente para o outro) e após a cicatrização, será colocado o dente definitivo.

Veja também