implante dentário

Qual é o tempo de recuperação após a instalação de implantes?

Fonte: https://premiumfb.com.br

O implante dentário é uma das opções mais indicadas para recuperar a função e a estética do sorriso de pessoas que perderam os dentes naturais. No entanto, para garantir o sucesso do procedimento, além do cuidado em escolher profissionais capacitados e clínicas com infraestrutura adequada, é importante estar atento(a) ao período pós-operatório.

Tempo de recuperação de implante dentário

A recuperação para um procedimento como o de implantes dentários passa pela fase de cicatrização da gengiva e de cicatrização óssea (osseointegração). Por isso, o tempo de duração da recuperação após a cirurgia de implante dentário depende diretamente da extensão do procedimento, da técnica adotada e dos cuidados do paciente durante esse período, podendo variar entre 3 semanas até 6 meses. Em casos que necessite de enxerto ósseo, a recuperação pode ocorrer entre 4 a 8 meses.

Repouso após a colocação do implante

O período de repouso também varia, mas, de modo geral, é recomendado um repouso de 2 a 5 dias após o procedimento. Seguir o período de repouso indicado pelo dentista é extremamente importante para o sucesso da cirurgia.

Recomendações após a cirurgia de implante dentário

Nas primeiras horas após a cirurgia de implante dentário, recomenda-se:

• Aplicar gelo no rosto para prevenir inchaços;
  • Ingerir alimentos frios ou gelados, como sorvete, gelatina, vitaminas e sopas;
  • Evitar os alimentos quentes ou ácidos;
  • Não mastigar no lado do procedimento;
  • Não realizar esforço físico e bochechos;
  • Manter a escovação normalmente (elimina bactérias e previne contaminações);
  • Tomar as medicações prescritas (evita/controla inflamações, dores e infecções);
  • E dormir com um travesseiro mais alto e com a barriga para cima.