dentes amarelados

Como clarear dentes amarelados: cinco dicas especiais

Share:

Fonte: https://www.colgate.com.br/

Alimentos, bebidas, alguns medicamentos e a idade podem causar a pigmentação dos dentes ao longo do tempo. Os dentes podem ficar amarelados ou acinzentados por causa de manchas superficiais ou profundas. Saiba mais sobre as causas dos dentes amarelados e aprenda algumas dicas fáceis para ajudar a prevenir e remover as manchas dos dentes.

Por que meus dentes estão amarelados se eu escovo todos os dias?

Mesmo que você tenha uma rotina rigorosa de cuidados bucais, seus dentes podem ficar manchados com o tempo. Escovar os dentes e usar um enxaguante bucal antisséptico ajuda a manter a boca limpa e saudável. Mesmo assim, alguns fatores do estilo de vida ou genéticos podem afetar a coloração dos dentes. Por exemplo, os seguintes fatores podem deixar os dentes amarelados ou acinzentados:

  • Bebidas ácidas, como café, chá, refrigerante e vinho
  • Tabagismo ou o uso de produtos de tabaco
  • Espessura fina do esmalte dentário, que revela a camada marrom-claro abaixo dele, chamada dentina
  • Boca seca
  • Alguns medicamentos como antibióticos e suplementos
  • Fatores genéticos
  • Envelhecimento

Como se livrar dos dentes amarelados

Felizmente, há coisas que você pode fazer para clarear os dentes. Uma boa rotina de higiene bucal, restrição de alimentos e bebidas que causam manchas e o uso de produtos para clareamento dos dentes podem ajudar a remover manchas superficiais e clarear seu sorriso.

1. Bons hábitos de higiene bucal

Ter bons hábitos de higiene bucal é essencial para manter os dentes brancos. Escovar adequadamente os dentes durante dois minutos pelo menos duas vezes ao dia, limpar entre os dentes com o fio dental ou alternativas ao fio dental e usar um enxaguante bucal antisséptico ou clareador são boas práticas para manter a boca saudável. Além disso, fazer avaliações dentárias regulares e seguir as instruções de cuidado do cirurgião dentista pode ajudar a evitar o aumento das manchas e outros problemas odontológicos.

2. Evitar alimentos que provocam manchas

Uma boa higiene bucal é essencial, mas você também pode prevenir novas manchas ou manchas profundas evitando alimentos e bebidas com ácidos e colorações que causam manchas nos dentes. Alimentos intensamente pigmentados como vinho tinto, frutas vermelhas e café devem ser consumidos com moderação, e não ao longo de todo o dia. Você pode remover os resíduos desses alimentos e bebidas escovando os dentes logo após consumi-los.

3. Tratamentos e produtos para clareamento dos dentes

Se você quer saber como clarear os dentes amarelados, a opção mais eficaz é um tratamento de clareamento no consultório com seu dentista. Os tratamentos de clareamento profissionais se tornaram muito populares porque os resultados podem ser notados após uma única ou poucas consultas. Os efeitos são mais duradouros do que o de qualquer produto de venda livre.

O dentista pode recomendar um kit de clareamento caseiro, que inclui uma moldeira sob medida e um gel clareador. As instruções podem variar, mas os pacientes costumam usar a moldeira por um período determinado à noite, durante uma ou duas semanas. Você deve seguir as instruções do dentista após o tratamento para manter os resultados do clareamento!

Os tratamentos clareadores profissionais normalmente são mais caros do que os produtos para clareamento encontrados em farmácias ou supermercados. Ainda assim, há várias opções que você pode experimentar. Fitas, enxaguantes bucais, canetas e cremes dentais clareadores se tornaram amplamente disponíveis para venda livre. A concentração dos compostos clareadores nesses produtos é menor do que a dos produtos utilizados pelo dentista; sendo assim, esses produtos costumam não ser tão eficazes. Apesar disso, ainda são capazes de clarear um pouco os dentes.

4. Proteção do esmalte

Seu sorriso pode não ser tão branco quanto você deseja porque o esmalte está fraco. De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), o esmalte dos dentes é uma substância dura. Uma vez desgastado, ele não consegue se regenerar. Quando uma doença bucal afeta o esmalte, não é possível restaurá-lo, e o esmalte fraco pode se tornar mais suscetível à cárie e à cavitação. Nesses casos, a proteção do esmalte pode a ser útil. O flúor encontrado na maioria dos cremes dentais pode ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes contra o desgaste associado a alimentos e bebidas ácidos, reduzindo as manchas no esmalte enfraquecido.

5. Alimentos ricos em cálcio:

De acordo com a ADA, o consumo de alimentos ricos em cálcio ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes. O esmalte saudável não permite que a camada inferior de dentina apareça, fazendo com que os dentes pareçam mais brancos. Laticínios e alimentos não lácteos ricos em cálcio fornecem aos dentes os minerais necessários para manter o esmalte saudável.

Quando a higiene bucal em si não melhora a aparência dos dentes, talvez seja o momento de avaliar essas outras opções. Pergunte ao dentista quais são as recomendações para remover manchas superficiais e manter o sorriso brilhante.

Veja também