Dor de dente

‘Dor de dente de sorvete’: dor de comida e bebida fria explicada

Fonte: https://www.odontologianews.com.br

DOR DE DENTE

Os cientistas acreditam ter conseguido descobrir porque é que algumas pessoas sentem uma dor excruciante quando mastigam o gelo ou bebem algo frio.

Identificaram células dentárias sensíveis e sinais que percebem grandes alterações de temperatura e causam dores de dentes e choque cerebral.

As pessoas com cárie dentária têm mais probabilidades de a obter porque os seus percursos estão abertos.

São alvo de novos tratamentos tais como pasta de dentes, manchas dentárias e pastilhas elásticas.

O estudo, dirigido pela Professora Katharina Zimmermann, foi publicado na revista Science Advances. “Se existe uma molécula alvo, então existe também um potencial terapêutico”, explicou ela. Estas células estão localizadas entre a polpa mole, a dentina e a camada exterior dura do dente, que consiste em esmalte.

dor de dente

Os odontoblastos neste dente de rato são coloridos em verde brilhante nesta varredura.

As células do ligamento periodontal deste dente de rato estão manchadas de verde brilhante nesta imagem. O esmalte, ao contrário da camada seguinte de dentina, é intangível. A dentina liga-se à polpa no extremo oposto, onde vivem as células nervosas. Quando a dentina é exposta devido à decomposição ou doença periodontal, estímulos dolorosos como a temperatura ou certos fluidos podem causar dor.

Os investigadores estudaram ratos e humanos para compreender como ocorre a dor, registando o que acontece nas células e nos nervos. Zimmermann disse à BBC: “Encontramos um número altamente regulamentado de canais TRPC5 em dentes humanos com cúspides e cáries.

Portanto, o desenvolvimento de um bloqueador TRPC5 que pode ser aplicado ao dente usando tiras ou pastilha elástica é susceptível de ser uma grande ajuda no tratamento da dor de dentes e da sensibilidade dentinária”. Disse ele. O óleo de cravo, um remédio doméstico comum, contém um químico chamado eugenol, que bloqueia esta via TRPC5. Os cientistas não recomendam a utilização de produtos do tipo “faça você mesmo”.

As pessoas que se sentem incomodadas por dores de dentes devem ainda consultar um dentista, elas salientam. O Professor Damien Walmsley da British Dental Association (BDA) diz que embora o bloqueio da dor possa trazer alívio temporário, é crucial tratar e prevenir a causa. Ela aconselha que a escovagem regular pode prevenir doenças dentárias e gengivais.

Embora este estudo seja interessante, não podemos ignorar as causas subjacentes à sensibilidade dentária e à percepção da dor por parte das pessoas. Os dentistas podem eliminar a causa removendo as cáries dentárias e aconselhando a pasta de dentes para dentes sensíveis.

No futuro, os inibidores TRPC5 poderiam ser incluídos em pastas de dentes e produtos dentários para prevenir a sensibilidade à dor. A equipa do Professor Zimmermann não recebeu nenhum financiamento comercial para este estudo. É financiado pela Fundação Alemã de Investigação e pelo Instituto Médico Howard Hughes, nos EUA.

As cavidades ocorrem quando o esmalte dos dentes e a dentina são amaciados por ácido após comer ou beber alimentos que contenham açúcar, diz o BDA.

Com o tempo, o ácido provoca a formação de cáries (buracos) nos dentes. O risco de cárie dentária aumenta com a frequência da ingestão de alimentos açucarados e ácidos, pelo que é melhor limitá-los na sua dieta.