Dores intensas na cabeça e pescoço

Dores intensas na cabeça e pescoço? Pode ser má oclusão dentária

Fonte: https://rrmedicina.com.br/

Desconforto, incômodo, dores na região da cabeça e no pescoço: você anda sentindo esses sintomas? Saiba que é um sinal de má oclusão dentária, e é necessário realizar o tratamento adequado!

Você pode até pensar que aquela dor de cabeça que estava te incomodando não possui relação com sua saúde bucal, mas o cirurgião dentista pode ser o profissional que vai te ajudar a eliminar esses sintomas desagradáveis.

Vamos entender melhor qual a relação existente entre má oclusão dentária e dores na cabeça e no pescoço? Confira!

O que é a má oclusão dentária?

A má oclusão dentária é a condição em que a maxila ou a mandíbula se desenvolve além do normal, atingindo um tamanho maior do que o esperado e provocando assimetria facial.

Essa diferença no tamanho dos ossos da face pode sobrecarregar um dos lados do rosto, o que resulta na má oclusão dentária.

Também conhecida como deformidade dentofacial, a má oclusão dentária é dividida em duas formas:

• Retrognatismo: quando a mandíbula do indivíduo é menor que a maxila;
  • Prognatismo: quando a mandíbula é maior do que a maxila.

Essa condição faz com que o paciente tenha a mordida desalinhada, o que traz graves prejuízos para os dentes, gengivas, músculos, ossos, ligamentos e articulações da face.

Má oclusão dentária e dores de cabeça e no pescoço: qual a relação?

Você viu anteriormente que pacientes com má oclusão dentária apresentam problemas com a mordida, um exemplo é a mordida cruzada. Isso quer dizer que algumas funções podem ficar comprometidas, como a mastigação.

E você sabia que isso pode ser a causa das suas dores? Tanto a mastigação errada quanto problemas como bruxismo, apneia do sono e estresse alteram a região muscular da boca, ocasionando tensões.

Isso porque, quando há a má oclusão dos dentes, o contato dos dentes superiores com os inferiores ocorre de maneira incorreta e faz com que músculos que unem o pescoço, cabeça e costas façam com que esse tipo de dor ocorra.

Causas da má oclusão dentária

A principal causa da má oclusão dentária está relacionada a problemas genéticos, já que o indivíduo passou por um mau desenvolvimento da mandíbula ou maxila.

Mas existem outras causas para o problema, algumas delas são:

• Perda de dentes, que faz com que a arcada se modifique;
  • O hábito de morder a tampa da caneta;
  • Chupar o dedo, usar chupetas e mamadeiras;
  • Dormir com a mão na bochecha.

Podemos ver que grande parte das causas são hábitos que temos ainda quando crianças. É por isso que, ao atuar de forma preventiva precocemente (já nos primeiros meses), é possível evitar esses problemas.

Prazer, sou a sua Articulação Temporomandibular (ATM)

Você já ouviu falar na Articulação Temporomandibular (ATM)? Essa estrutura é essencial para a nossa saúde bucal e é responsável pelos movimentos de abrir e fechar a boca.

Agora, o encaixe dental (oclusão) é responsável pela posição do côndilo (cabeça da mandíbula) dentro da articulação. É por isso que a má oclusão faz com que a posição errada dos dentes traga consequências para a ATM.

A mastigação, a fala e a respiração podem ser prejudicadas por problemas que acometem a ATM – esses são chamados de Disfunção na Articulação Temporomandibular (DTM), principalmente quando o paciente apresenta má oclusão.

Até mesmo dormir mal pode ser um sinal de que o indivíduo esteja com algum tipo de Disfunção Temporomandibular, já que os sintomas desse distúrbio podem afetar diretamente a qualidade do sono.

Qual o tratamento para má oclusão dentária?

O tratamento para má oclusão dentária pode ser realizado com o uso de aparelhos ortodônticos a fim de tentar recolocar os dentes no local correto.

Se o uso dos aparelhos não for suficiente para corrigir o problema, o próximo passo pode ser a realização da cirurgia ortognática.

Vale ressaltar aqui que cada caso deve ser avaliado, cuidadosamente, pelo cirurgião dentista, que irá recomendar a melhor opção de tratamento, considerando a condição do seu paciente.

Em caso desses sintomas, agende sua consulta com o cirurgião dentista

Você já viu que dores de cabeça e no pescoço são os sintomas mais comuns de quem sofre com má oclusão dentária. Mas, fique atento também para outros sintomas, como:

• Dificuldade para mastigar;
  • Desconfortos para falar;
  • Falta de encaixe entre os maxilares;
  • Má postura e problemas na coluna;
  • Dores na região facial;
  • Dentes desgastados, expostos ou sensíveis.

Se você perceber um ou mais desses sintomas, saiba que a consulta com o cirurgião dentista pode ser essencial para receber o melhor tratamento e eliminar essas dores e incômodos da sua vida.