O que são lesões bucais?

Fonte: https://www.colgate.com.br/

São alterações como inchaços, manchas ou feridas em sua boca, nos lábios ou na língua. Há vários tipos de feridas e de enfermidades bucais. As mais comuns são:

• As aftas,
  • o herpes simples,
  • a leucoplasia (placa branca),
  • e a candidíase (sapinho).

Cerca de um terço de toda a população sofre ou sofrerá com isso em algum momento da vida. A questão é que as irritações e inflamações bucais podem ser muito dolorosas e interferir na fala e na mastigação.

Qualquer ferida que persista durante uma semana ou mais deve ser examinada pelo seu(ua) dentista. Às vezes, é até recomendável fazer uma biópsia (retirada de tecido para ser examinado) para que se possa detectar a causa da ferida e para eliminar a possibilidade de doenças sérias, como o câncer e aids.

Como tratar irritações/lesões bucais?

lesao bucalO tratamento varia de acordo com o tipo de problema. Para os tipos mais comuns, descritos acima, os tratamentos são os seguintes:

✓ Aftas: quase sempre desaparecem depois de 7 a 10 dias, e as erupções recorrentes são as mais comuns. Para um alívio temporário, você pode aplicar pomadas analgésicas. Por sua vez, a lavagem com enxaguantes antisépticos pode ajudar a reduzir a irritação. Às vezes, médicos ou dentistas prescrevem antibióticos para reduzir uma infeção secundária (consulte-os para saber se esse é ou não o melhor caminho).

✓ Herpes simples: as bolhas geralmente desaparecem em uma semana. Como não existe cura para as infecções herpéticas, as bolhas podem reaparecer em momentos de instabilidade emocional, exposição ao sol, alergias ou febre. Anestésicos tópicos podem proporcionar um alívio temporário, enquanto os medicamentos antivirais, vendidos com receita médica, podem reduzir este tipo de infecção. Mas sempre consulte seu(ua) médico(a) ou dentista.

✓ Leucoplasia: o tratamento começa com a eliminação dos fatores que causam as lesões, como deixar de fumar ou deixar de lado as dentaduras mal ajustadas e substituí-las por dentaduras apropriadas. Seu(ua) dentista fará o acompanhamento do tratamento com exames em intervalos de três a seis meses, dependendo do tipo, local e tamanho da lesão.

✓ Candidíase: o tratamento consiste em controlar as condições que causam o seu aparecimento.

• É importante limpar as dentaduras para evitar os problemas que elas podem causar. Remover as dentaduras antes de dormir também pode ajudar.
  • Se a causa for um antibiótico ou um anticoncepcional oral, a redução da dose ou a mudança do tratamento pode ajudar.
  • Produtos que substituem a saliva deixam a boca mais úmida.
  • Medicamentos contra fungos podem ser usados quando a causa principal é inevitável ou incurável.
  • Em todos os casos, a boa higiene bucal é essencial.