implante dentário

Quais são os benefícios de investir em um implante dentário?

Fonte: https://blog.odontoclinic.com.br/

Optar pela realização do implante proporciona uma série de benefícios às pessoas, que vão muito além da questão estética. Então, veja como essa alternativa contribui com a melhora em diversos fatores da saúde bucal.

Melhora na mastigação

A falta de qualquer dente interfere na qualidade da mastigação, pois cada um tem uma função específica para a trituração do alimento. Quando a dentição é completa e a mastigação é bem-feita, há uma melhora no processo de digestão. Já se há a perda de algum dente, os alimentos não são mastigados de forma correta e pedaços maiores de comida são engolidos.

Dessa forma, a digestão demora mais tempo pra acontecer e pra absorver os nutrientes. Além disso, o consumo de alimentos mais duros pode machucar a gengiva e causar inflamações. Portanto, o implante ajuda a melhorar a mastigação e evitar esses problemas que podem impactar a saúde das pessoas.

Manutenção dos dentes vizinhos

Quando há a perda de um dente, os dentes vizinhos ficam sem apoio e começam a se movimentar. Os dentes adjacentes começam a se inclinar, enquanto os superiores tendem a descer em direção ao espaço vazio. Esse processo facilita o aparecimento de outros problemas, como a exposição da raiz do dente deslocado, o que pode causar sensibilidade.

A falta dos dentes pode prejudicar a mordida, pois a movimentação faz com que haja a perda de contato entre os dentes superiores e inferiores. Além disso, a falta de um dente exige maior esforço dos que sobraram, o que causa uma sobrecarga deles. Portanto, quanto antes é feita a reposição, menores são os impactos causados aos dentes vizinhos.

Facilidade para a higienização

O processo de higienização de um implante dentário é bem mais simples que em próteses removíveis. Entre os cuidados necessários, estão a escovação diária e a limpeza com fio dental. Resumindo? A forma de higienizar os dentes implantados é a mesma dedicada aos dentes naturais.

Maior conforto

Quando o processo de implante é finalizado, a sensação é a de que o dente implantado é igual ao natural, ou seja, não se movimenta durante o processo de mastigação ou durante a fala, como acontece com as próteses móveis. Por isso, proporciona maior conforto às pessoas.

Aspecto mais natural

O dente implantado tem o aspecto bem natural, até porque, a forma como ele é fixado faz com que se pareça com um dente natural. Por isso, embora a estética não deva ser o fator determinante para optar por um implante, ele contribui para melhorar a autoestima das pessoas.

Durabilidade

Como o material do pino permite a integração óssea, a durabilidade do dente implantado é extremamente longa. Isso significa que, se houver a conservação da peça com a devida higiene bucal, o implante pode durar cerca de 20 anos.